O ano de 2024 começou a todo vapor para o mercado laboratorial, janeiro mal acabou e as notícias com perspectivas de crescimento são constantes para todos os segmentos deste mercado. Para muito especialistas, o momento é o ideal para consolidar oportunidades e expandir as fronteiras, com parcerias e novos campos de atuação, a fim de atender as crescentes demandas e desafios que o mercado laboratorial tendencia.
Seja por conta dos diferentes e atuais hábitos de consumo, pelo crescimento populacional, pelo aumento da expectativa de vida, pelas mudanças ambientais e climáticas ou pela influência de novas tecnologias, as estimativas para o mercado laboratorial nacional e global são imensas.
Justamente por conta disso, manter relevância e competitividade nesse segmento requer, não somente conhecimento, mas também investimentos, parcerias e ousadia.
A Shopplab traz para você os 3 principais pilares que vão fazer o seu laboratório atingir novos patamares em 2024:
1. Investimento em automação laboratorial e integração de sistemas
Embora sejam os grandes laboratórios que ditam as principais mudanças e tendências, os pequenos laboratórios ainda são a maioria do mercado e por conta disso devem sempre buscar o equilíbrio entre eficiência e custo, já que, por contarem com equipes mais enxutas, é imprescindível melhorar os processos internos de análise e gestão de resultados. Para isso faz-se necessário investimento tanto em equipamentos de alta tecnologia, que automatizem inúmeros processos como na integração de plataformas de análise de resultados.
Além de minimizar os erros que podem ser cometidos pelos profissionais sobrecarregados e diminuir o desperdício de insumos e materiais, investimentos em equipamentos e sistemas de gestão multiplataformas, também reduzem a energia e o tempo gasto em retrabalhos e atividades repetitivas cotidianas, aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
2 – Posicionamento de marca e consolidação no mercado laboratorial
A máxima maior quando se fala de exposição de marca é a famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Essa frase, apesar de clichê, reflete exatamente aquilo que acontece em qualquer mercado. Estar em evidência significa diretamente estar o tempo todo sendo visto por potenciais clientes. Colocar o nome de seu laboratório na roda de negócios dispende tempo e um planejamento estratégico conciso e direcionado, não é uma questão de vaidade, mas de sobrevivência.
Em alguns setores, como o laboratorial, existem muitas regras e restrições para a promoção e exposição de marca, já que a preocupação com a ética no discurso utilizado visa coibir o uso de falsas promessas e a divulgação de dados irreais, como acontece comumente no setor de análises clínicas.
No entanto, essas regras não devem ser limitantes no que tange a questão da propaganda, mas sim servir como um referencial de qual caminho tomar em sua estratégia de marketing. Pontos como qualidade, segurança e confiabilidade devem ser padrões em um laboratório, não diferenciais, já que são pontos inegociáveis. Justamente por isso, trabalhar com marcas, produtos, equipamentos e fornecedores consolidados traz uma enorme vantagem na hora de lidar com a publicidade do laboratório.
Parcerias estratégicas agregam valor ao seu laboratório, já que aliar seu nome ao de marcas fortes na hora de criar de conteúdos desperta o interesse dos seus públicos. Isso, claro, se for acompanhado de informações relevantes, que demonstrem autoridade e know-how sobre os assuntos tratados. A confiança que possui um grande fornecedor, por exemplo, incide sobre seu laboratório e corrobora sua expertise nos serviços que você oferece.
3 – Parcerias Incontestáveis
Como vimos no tópico acima, trabalhar em parceria com fornecedores e marcas consolidadas no mercado laboratorial trazem benefícios incontestáveis de exposição para o seu laboratório, porém, não é só de branding que um laboratório referência é feito.
A cada ano que passa, mais automatizado e tecnológico fica o setor de análises laboratoriais. Isso é impulsionado pela crescente necessidade de métodos e processos mais eficientes que acompanhem a interatividade e velocidade na obtenção de informações e resultados. Seja para os setores de saúde, estética, combustíveis, água, alimentos e bebidas etc., não importa, o aumento populacional e tecnológico exigem melhores métodos e aplicações diariamente.
Dito isso, fica evidente que, além de uma equipe altamente capacitada, faz-se necessário também o uso de máquinas, equipamentos, insumos, reagentes, vidrarias, soluções químicas, kits analíticos, entre outros produtos que acompanhem a qualidade exigida em cada uma das análises realizadas. Portanto, fechar parcerias estratégicas, além de ser financeiramente atrativo, vai ajudar seu laboratório a atingir novos patamares de excelência, já que a estrutura operacional é fator determinante na hora de vender os seus serviços.
São essas parcerias que vão te auxiliar na construção de um grande e sólido portfólio, aumentando sua visibilidade, lucratividade e força. A Shopplab, há mais de 30 anos, atua auxiliando laboratórios em todo Brasil e no mundo a alcançarem todo seu potencial. São mais de – impressionantes – 30 MIL produtos e 500 marcas internacionalmente reconhecidas, disponíveis em seu catálogo. Acesse o nosso site e confira.